Caiu liquido no teclado, e agora?

Trabalhar, estudar ou apenas usar o notebook enquanto bebe alguma coisa exige atenção por parte do usuário. Apesar dos cuidados, vez ou outra um acidente pode acontecer, molhando o dispositivo. Saiba o que fazer nesses casos e garanta que seu eletrônico continua funcionando. Mas lembre-se: é preciso ser rápido.

Se o produto estiver na garantia, a melhor saída é procurar uma assistência técnica autorizada

Desligue da tomada

O primeiro passo é interromper o fornecimento de energia. Desconecte também os cabos e qualquer periférico que esteja encaixado no computador – HD, mouse, fones de ouvidos e qualquer outro item semelhante.

Vire o notebook

Isso vai evitar que o líquido entre mais e possa causar danos maiores. Seque o excesso de bebida do dispositivo.

Retire as peças 

Atenção: retire apenas as peças que você possa e saiba retirar, como a bateria. Não force a saída de nenhuma peça. Para isso, siga as instruções do manual.

Limpe o computador

Pegue um algodão úmido e remova os restos pegajosos do líquido. A próxima etapa é a secagem do dispositivo.

Deixe o notebook secar

Espere que ele segue naturalmente por um período de 24 a 48 horas. Com a tela levantada, é claro, para que o ar consiga circular. O ideal é deixar o aparelho em um lugar quente e seco. Caso isso não seja possível, seque o aparelho com ar morno, usando um equipamento desumificador. Não use o secador de cabelos.

Recoloque as peças

Depois de seco, recoloque as peças retiradas e ligue o computador.

Bebidas

Derrubar um líquido no PC é sempre ruim, mas as bebidas açucaradas e o café são piores ainda. Jamais use acetona para limpar o resultado do acidente. Ela pode danificar os componentes plásticos.

Arroz

Se as peças não podem ser retiradas, coloque o dispositivo no arroz cru. O truque, usado por donos de smartphones, consegue absorver a umidade.

via