Como funciona um domínio?

Todos os computadores que estão conectados na Internet recebem um número que chamamos de número IP (exemplo: 68.198.138.69). Podemos comparar isso à rede telefônica onde cada linha possui um número que a identifica em qualquer lugar do mundo. Mas, ao contrário do telefone, quando você acessa um provedor de Internet, seu computador ganha um novo número que é utilizado durante o seu acesso. Desta forma, seu número IP muda sempre que você conecta.

Porém, os computadores conectados na Internet com a função de prover a hospedagem de sites possuem um número IP fixo. Os sites são acessados utilizando o número IP. Mas, imagine como seria complicado decorar estes números na hora de acessar o endereço do seu site preferido. Foi para simplificar isto que surgiram os domínios – nomes compostos de letras e que normalmente possuem algum significado ou representam o nome da empresa ou do site. Um domínio é como um apelido para um número IP e graças a ele não precisamos decorar números IP’s para acessar os sites.

Qual a vantagem de registrar um domínio?

Um bom domínio pode te garantir um melhor posicionamento no Google.
Ao registrar um domínio você está garantindo a sua marca na INTERNET e evitando assim que outros tentem utilizar o mesmo nome que você escolheu, que na maioria das vezes, está relacionado à sua empresa.

Dicas para escolher bons domínios

Não registre domínios longos. Registre vários domínios para proteger sua marca. Se seu domínio é seusite.com.br, registre seusite.com.br ou outros para evitar que a concorrência ou pessoas mal intencionadas utilizem de forma negativa. Divulgue sem www e com a primeira letra de cada palavra em maiúscula. Não seria melhor divulgar o www.seusite.com.br como Seusite.com.br? Fica mais legível.
É sempre bom consultar um especialista na hora de fazer estes procedimentos.

Como registrar domínios?

Antigamente somente poderia registrar um domínio com CNPJ, hoje uma pessoa física pode fazê-lo sem nenhum problema, com exceção de algumas extensões, as quais são exigidas documentação específica.

Para verificar a disponibilidade e registrar domínios .com.br acesse o Registro.br

O que é necessário para colocar meu site no ar?

Além do domínio, um servidor que hospede seu site. A escolha da hospedagem é tão importante quanto a do domínio, pois é o servidor de hospedagem que vai garantir que seu site esteja sempre no ar e em funcionamento. Ele irá armazenar todos os dados de seu site, bem como seus e-mails.

Existem diversos motivos para registrar um domínio próprio para seu site, mas o mais importante é certamente a credibilidade transmitida ao seu cliente. O domínio é a marca de sua empresa na internet e é algo que fará parte dela tal como seu número de telefone, o endereço do seu escritório ou de suas lojas.

Além do acesso facilitado e fácil memorização do endereço por parte de seus clientes, você poderá criar e-mails do tipo: seunome@seudominio.com.br e garantir que nenhum concorrente ou pessoa mal intencionada registre o domínio na sua frente acarretando na perda da propriedade da sua marca na Internet para sempre.

via