No processo de construção de um site, registrar um domínio é o primeiro passo. Você vai entender o que é o registro de domínio, como realizar, para que serve e qual sua importância.

O que é um domínio?

O que é registrar um domínio?

O registro de domínio é um processo administrativo para garantir uma importante propriedade para uma empresa: o seu domínio na Internet. Tão importante quanto o logotipo, o domínio é o endereço eletrônico de uma página.

Diferente da marca registrada, o domínio pertence a quem o registrar primeiro, mesmo que o responsável pelo registro não seja o proprietário da marca.

Para que serve um domínio?

Um domínio serve para conferir um endereço eletrônico na Internet e, também, serve como uma proteção adicional à sua marca. Geralmente, quando se abre uma empresa, deve-se rapidamente registrar o domínio com o nome igual ou similar ao nome empresarial escolhido.

O domínio confere ao seu proprietário um endereço, por exemplo www.suaempresa.com.br. Além disso, mediante a contratação de uma hospedagem de sites ou serviço de e-mail corporativo, é possível criar contas de e-mail do tipo nome@suaempresa.com.br.

Portanto, a importância do domínio é definida pelos seguintes fatores:

– Confere credibilidade

– Confere possibilidade de uso de e-mail corporativo

– Proteção da marca

– Fortalecimento de marca

– Presença online

Como realizar um registro?

Como registrar um domínio?
Como registrar um domínio?

O registro de domínios nacionais ou internacionais é regulamentado por órgãos específicos. Algumas empresas são homologadas por esses órgãos e podem realizar todo o procedimento de registro. Veja como é fácil o processo de registro:

Para começar, escolha um nome para o seu endereço eletrônico, o qual pode ser o nome de sua marca ou um nome que você gostaria de dar ao site.

Em seguida, após escolher o nome do domínio, verifique se ele está disponível para ser registrado. Para isso, basta digitar o nome do domínio escolhido no campo de pesquisa fornecido e verificar se ele encontra-se disponível.

O passo final, após a consulta da disponibilidade, é registrar o domínio, realizando o pagamento da anuidade. Apesar do registro ser anual, muitas empresas disponibilizam a possibilidade de pagamento de mais de uma anuidade de uma vez.

Atualmente, é possível registrar um domínio em nome de pessoa jurídica e também em nome de pessoa física.

Manutenção do registro

Para manter a propriedade do registro, é importante ficar atento à data em que o mesmo foi registrado e à data de vencimento da próxima anuidade. Geralmente, as empresas registradoras enviam um e-mail avisando do vencimento, para que o mesmo possa ser renovado — mas não conte com isso sempre.

Realizar o registro de domínio, possuir um site online e um e-mail corporativo são medidas essenciais para inserir sua empresa no meio digital e possibilitar a captação de novos negócios e oportunidades.

via