Atrair usuários para o site de sua empresa é um objetivo muito comum em estratégias de Marketing Digital, pois quanto maior o volume de uma página maiores são as oportunidades de negócio e resultados através delas. Mas e depois de gerar o tráfego para a página, você realiza alguma ação para transformar estes visitantes em verdadeiras oportunidades de negócio para sua empresa? Sabe como fazer isso? As Landing Pages são excelentes ferramentas para ajudar a transformar estes visitantes em Leads e, por isso, devem fazer parte da estrutura de seu site.

1. Entenda o que é Landing Page

Landing Pages são as páginas de entrada por onde um visitante chega em seu site, seja através de um anúncio em outro blog, nos resultados de busca ou mesmo quando ele clica em um Call to Action dentro de sua página.

O que é uma Landing Page?
O que é uma Landing Page?

Elas são um instrumento muito importante para convencer o usuário de seu site a realizar uma ação desejada por sua empresa. Este objetivo pode ser a geração de leads, que são as oportunidades de negócio de sua empresa, ou mesmo a realização de vendas de seus produtos ou serviços.

Por este motivo toda a escolha das imagens, cores e até mesmo os textos usados em uma Landing Page devem ser realizados com cuidado, totalmente pensados para convencer o usuário a tomar a ação esperada por todo o planejamento.

2. Os benefícios da Landing page

Usar uma Landing Page em sua estratégia de marketing pode fazer toda a diferença para o sucesso de sua campanha. E são várias as vantagens de contar com uma Landing Page em seu site. Entre estas vantagens podemos citar:

Quais os benefícios das landing pages?
Quais os benefícios das landing pages?

Aumento na conversão de seu site

Como já foi dito neste artigo, as Landing Pages são pensadas para conduzir o usuário a uma decisão pré-determinada. Por este motivo, elas podem fazer toda a diferença em sua estratégia, aumentando muito a sua taxa de conversão.

Este aumento na conversão acontece pois elas são mais atraentes que as outras páginas de seu site, destacando para o seu cliente todas os benefícios e outras qualidades de seu produto ou qualquer que seja o material que você esteja oferecendo.

Quanto melhor elaborada for a sua Landing Page, mais resultados de conversão ela pode gerar para sua estratégia.

Praticidade e objetividade

Uma Landing Page não precisa explicar em detalhes o histórico de sua empresa, os produtos que você oferece e conteúdos interessantes para sua persona — isso seu site institucional já faz por você.

Elas são mais objetivas, vão direto ao ponto e comunicam claramente para o usuário uma promoção ou outro detalhe relevante para sua campanha. Isso faz toda a diferença para o usuário, que será informado sobre o que receberá em troca de sua ação.

Mais eficiência que outras páginas de seu site

Páginas com muitas opções de links podem atrapalhar a experiência de navegação de seu usuário e, com isso, diminuir a eficiência de cada uma delas.

Páginas mais eficientes do que sites
Páginas mais eficientes do que sites

Isto não acontece com as Landing Pages, pois o usuário verá apenas o que você precisa que ele veja. Ele não se sentirá tentado a clicar em outros links ou anúncios de sua página, pois a única ação possível naquela página ficará clara em toda a sua navegação.

Aumento do engajamento com sua marca nas redes sociais

Dependendo dos objetivos de sua campanha, uma Landing Page pode ajudar a aumentar a interação e o engajamento de seus usuários com sua marca.

Isso porque, se sua oferta for realmente do interesse de sua persona ele poderá se sentir propenso a divulgar para seus seguidores, aumentando o alcance de sua marca. Algumas empresas ainda vão além, incentivado e até oferecendo benefícios para que este direcionamento aconteça, sendo uma boa maneira para aumentar o engajamento com sua marca.

Contato direto com o cliente, sem intermediários

As Landing Pages são excelentes ferramentas para coletar os dados de contato de seus clientes, seja ele e-mail ou telefone. Com isso, sua empresa deixa de ser refém das informações disponibilizadas pelas redes sociais, permitindo que você faça contato direto com este usuário, sem a intervenção de terceiros.

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados, como deixar claro para o usuário que sua empresa fará contato com ele após o envio das informações de contato, caso contrário ele pode entender isso como SPAM, jogando por água abaixo todo o esforço de se relacionar com o cliente.

3. Como criar uma Landing page

Agora que você já conhece todos os benefícios de usar uma Landing Page em seu site, você deve estar se perguntando: como criar uma Landing Page eficiente e que ajude minha empresa a vender mais?

Crie as suas próprias landing pages
Crie as suas próprias landing pages

Acompanhe o passo a passo abaixo:

As informações mais importantes devem ser fáceis de visualizar

Uma Landing Page eficiente deve ser objetiva, portanto, nada de inserir informações demais, obrigando o usuário a usar a barra de rolagem para ler tudo.

Tente concentrar as informações mais importantes num local mais visível possível, permitindo que o usuário veja tudo o que ele precisa para tomar sua decisão sem ter que interagir muito com sua página.

Além das informações mais importantes em destaque, é essencial que o Call to Action esteja em um local visível e com grande destaque, não passando despercebido por nenhum olhar desatento.

Só crie Landing Pages longas apenas se não tiver outra opção, e nestes casos sempre deixe as informações mais importantes e relevantes no topo da página.

A utilização de uma chamada criativa e atraente

O título usado em sua Landing Page faz toda a diferença em sua conversão. Portanto, este é um elemento que precisa ser avaliado com cuidado antes de optar por uma chamada.

Uma boa chamada possui três características essenciais:

  • Deixa claro qual é a oferta da Landing Page: o usuário não pode ter dúvidas sobre o que se trata aquela página;
  • Qual o benefício ele receberá ao tomar a ação desejada: o seu usuário só agirá conforme sua empresa deseja se ficar claro, desde o início, o que ele receberá em troca do clique no Call to Action de sua Landing Page.
  • É fácil de entender: o usuário não pode ter dificuldades para entender do que se trata aquela página, portanto nada de usar termos difíceis. Estrangeirismos também devem ser evitados.

Outra boa dica é usar adjetivos como “melhor”, “o maior”, “novo” e outros semelhantes.

Crie chamadas atraentes e criativas para call-to-action
Crie chamadas atraentes e criativas para call-to-action

A utilização de subtítulos para explicar melhor a oferta

O título da Landing Page fará o trabalho de deixar claro para o usuário o que ele encontrará naquela página. Mas se for preciso inserir mais informações, este trabalho é dos subtítulos.

Eles não precisam ser tão criativos e objetivos quanto o título principal, e podem ser usados para esclarecer alguns pontos importantes, além de falar de detalhes que merecem um maior destaque.

O Call to Action que chama a atenção

O Call to Action é, sem dúvida, um dos elementos mais importantes de sua Landing Page. Ele deve ser fácil de visualizar desde o primeiro momento que o usuário visita a página de destino, deixando claro que este botão pode e deve ser clicado dentro da página.

Por isso, você pode usar cores que contrastam com o restante da Landing Page, tentando ao máximo transmitir um sentimento de urgência para o usuário. Use também frases interessantes para o botão, como “Economize Agora”, “Receba Grátis” ou outro texto chamativo, indicando exatamente o que o cliente conseguirá ao clicar no botão.

Para aumentar a eficiência de sua Landing Page é interessante retirar até mesmo todo e qualquer link para outras páginas de seu site, deixando disponível apenas o link do Call to Action para ser clicado.

Formulários curtos

É muito tentador usar a Landing Page para conseguir o máximo de informações possíveis de seu cliente, principalmente, em uma página pensada para gerar leads.

Porém, sua empresa não pode se esquecer que quanto maior o formulário, maior as taxas de desistência no preenchimento de informações. Portanto foque apenas nas informações indispensáveis que você precisa do cliente, como nome e e-mail.

Deixe para colher mais informações em outros momentos de interação com o cliente, e foque na taxa de conversão de seus formulários.

Depoimentos de outros clientes

Usar depoimentos de outros clientes que tiveram sucesso e estão satisfeitos com sua empresa e produtos pode fazer toda a diferença na taxa de conversão de uma Landing Page e, por isso, podem e devem ser utilizados. Se tiver depoimentos em vídeo é ainda melhor.

Vídeos explicativos

E já que você usará um vídeo com depoimento de clientes satisfeitos, que tal aproveitar e explicar com detalhes tudo que o seu cliente encontrará naquele produto ou serviço oferecido na Landing Page?

Não precisa de ser uma grande produção, basta ser objetivo, simples e direto, impactando diretamente na conversão de clientes.

4. A importância do Teste A/B para Landing page

Realize teste A/B de páginas
Realize teste A/B de páginas

No tópico anterior recomendamos uma série de ações para garantir a criação de uma Landing Page atraente e que gera resultados para sua empresa.

Mas você deve estar se perguntando: como ter certeza que minha Landing Page está bem montada? Como saber qual elemento de minha Landing Page está prejudicando meus resultados? Os Testes A/B servem para isso.

O que é um Teste A/B?

O teste A/B consiste na estratégia de publicar duas versões de uma mesma página, durante um certo período de tempo, até determinar qual gera mais resultado. Para que Teste A/B seja validado, é necessário porém que as páginas sejam exibidas nas mesmas condições, e na mesma quantidade de vezes.

Imagine que você queira saber se a cor de um Call to Action influencia na taxa de cliques: faça um Teste A/B com duas ou três páginas idênticas, alterando apenas a cor deste botão. Após o final do teste, você saberá qual das cores gerou mais cliques e, com isso, poderá usá-la em todas as peças posteriores para aumentar seus resultados.

Os testes A/B podem ser usados para avaliar não só as cores do Call to Action, mas também o texto utilizado na Landing Page, as imagens ilustrativas, o tamanho do formulário e até as chamadas.

Quais os benefícios do teste A/B?

O primeiro benefício dos testes A/B é óbvio. Através dele você poderá escolher o melhor formato de Landing Page para sua empresa, sem achismos, pois terá dados para basear suas decisões.

Com os resultados dos testes ficará claro onde são as suas falhas de comunicação e o que precisa ser corrigido. E quanto maior for a amostragem do teste maior será a precisão das informações.

O teste A/B também ajuda a aumentar a eficiência de sua estratégia, pois com o tempo e uma série de testes realizados, sua Landing Page estará plenamente otimizada para gerar os melhores resultados para sua estratégia.

Com os testes A/B você também reduz os prejuízos de sua empresa, pois deixará de investir tempo e dinheiro em uma Landing Page que poderia gerar mais resultados para sua empresa.

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Quais os cuidados ao realizar um teste A/B?

Para garantir a veracidade das informações geradas através de um teste A/B é essencial tomar alguns cuidados para não contaminar os resultados de seus testes.

O primeiro cuidado é testar uma coisa de cada vez. Pense na seguinte situação: você quer avaliar a eficiência de uma Landing Page e, para isso, criou três páginas, cada uma com um tamanho de formulário, cor de Call to Action e chamadas diferentes. No fim da experiência você saberia dizer qual foi o fator que fez maior diferença nos resultados da campanha? Dificilmente.

Outro cuidado é usar uma amostra confiável em sua pesquisa. Para que seu teste tenha sucesso você não pode ter pressa. Tenha certeza que há dados suficientes para dizer, com certeza, que um fator é mais importante que outro. Decisões precipitadas podem prejudicar toda a sua estratégia.

Por fim, é preciso garantir condições iguais para cada página nos testes A/B. Os usuários devem ter a mesma origem de tráfego, para não contaminar os resultados. O cliente que entrou em sua página através de um e-mail tem um comportamento diferente do cliente que entrou através das redes sociais. Criar uma Landing Page diferente para cada público não dirá qual é o melhor formato para seu negócio.

5. 8 dicas para aumentar a taxa de conversão das Landing Pages

Agora que você já sabe o que são Landing Pages, como criar uma para o seu site e até mesmo como realizar testes para verificar sua eficiência, é hora de colocar em prática algumas dicas que poderão aumentar muito a sua taxa de conversão.

Dicas para aumentar a taxa de conversão das Landing Pages
Dicas para aumentar a taxa de conversão das Landing Pages

Tome cuidado com as melhores práticas de SEO

Apesar de promover sua Landing Page por e-mail e pelo seu site, nada impede que você conquiste visitas através das buscas orgânicas. Por este motivo, você deve levar em consideração as melhores práticas de SEO também em uma página de destino, aumentando ainda mais as chances de gerar resultados.

Por isso, não esqueça de definir uma palavra-chave para ser explorada em sua Landing Page, relacionando ela diretamente com o produto que está divulgando.

Use também esta keyword dentro da tag <H1>, na URL da página e também no título, fatores que darão maior valor para esta palavra-chave específica.

Explore os elementos visuais

Sua Landing Page precisa ser simples e objetiva, mas isso não quer dizer que ela não deva ser atraente. Pelo contrário, ela deve ser bonita visualmente, prendendo a atenção do usuário logo em seu primeiro contato.

Por isso, é essencial explorar elementos visuais como imagens e vídeos. Além dos vídeos, já citados neste artigo, você pode usar imagens que mostrem este produto em prática.

Corra dos erros de português

Todo elemento de sua Landing Page influenciará em sua taxa de conversão, sem exceções. E um dos detalhes que mais passam despercebidos e prejudicam o sucesso de qualquer estratégia são os erros de português.

Portando evite ao máximo os erros de digitação, escrita ou concordância. Este tipo de erro pode colocar em cheque toda a imagem que você pretende construir para sua empresa em sua estratégia.

Fuja dos formulários longos

Já citamos neste artigo e reforçamos mais uma vez: formulários longos demais podem assustar seus visitantes e atrapalhar toda a sua conversão.

Em qualquer estratégia que utilize Landing Pages, o ideal é focar apenas nas informações mais importantes do seu cliente, deixando para colher outros dados em um segundo momento.

Remova qualquer link externo de sua Landing Page

O foco de sua Landing Page é sempre a conversão do usuário. Portanto, nada de usar links para sua página inicial, sua página de produtos ou mesmo botões de acesso para outras redes sociais.

Remova qualquer link externo
Remova qualquer link externo

A única opção disponível para o seu cliente deve ser a conversão. Qualquer outro link ou informação em sua página de destino servirá apenas para desviar a atenção de seu cliente, e eu tenho certeza de que você não quer isso.

Deixe para dar outras opções de navegação depois de ele preencher os formulários e realizar a ação que você espera.

Inove na criação de seu Call to Action

O Call to Action de sua Landing Page deve ser o elemento mais importante da página, recebendo o maior destaque e cuidado em sua criação.

Porém você pode ir além da simples criação de um botão, podendo explorar outros elementos visuais que reforçam a sua importância.

Use setas que apontam para este botão, ajudando a gerar a sensação de movimento dentro de sua página. Explore elementos visuais como sombras, texturas e formatos diferentes, com cores que contrastem de todo o visual da página.

Seja criativo e fuja do senso comum também na hora de criar o texto. Fuja do simples “Clique Aqui” ou “Baixe Agora”. Apele para o aspecto emocional e senso de urgência de seu cliente, deixando claro que se ele não clicar naquele Call to Action naquele momento ele estará perdendo uma grande oportunidade.

Dê vida para sua Landing Page

A sua Landing Page precisa ser simples e objetiva. Mas isso não quer dizer que ela precisa ser chata, sem cores e personalidade. Abuse no uso de formas, imagens de fundo, ícones e ilustrações dentro da página, recursos visuais capazes de tornar qualquer página de destino mais atraente.

Uma Landing Page agradável visualmente, facilita a navegação do usuário e, com isso, a sua taxa de conversão.

Reforce os benefícios de sua oferta
Reforce os benefícios de sua oferta

Reforce sempre os benefícios de sua oferta

O que seu cliente vai aprender ao baixar o e-book oferecido por sua empresa? Quais serão os tópicos abordados no Webinar que será apresentado para os clientes? Quais são os diferenciais de seu produto?

Deixe bem claro para os seus clientes todos os benefícios que ele receberá em troca do preenchimento dos dados daquela Landing Page, destacando que aquela é uma oportunidade única que não pode ser desperdiçada.

Abuse dos testes

Como em tudo no marketing, não existe fórmula mágica para a criação de uma boa Landing Page. Tudo dependerá do seu perfil de cliente e do produto que você está oferecendo para cada um deles.

Por este motivo, não deixe de investir nos mais variados testes, até ter a certeza de que sua página de destino está realmente otimizada para gerar o máximo de resultados. Não se dê ao luxo de depositar o futuro de sua empresa em achismos e tome suas decisões estratégicas baseadas em fatos.

Conclusão sobre as landing pages
Conclusão sobre as landing pages

Concluindo…

As Landing Pages são uma excelente ferramenta para transformar os visitantes de sua página em clientes e, por isso, são elementos que não podem ser ignorados em sua estratégia.

E para garantir bons resultados é indispensável avaliar com cuidado cada um dos itens destas páginas de destino, adequá-las de acordo com as boas práticas e realizar os testes necessários para que sua empresa explore plenamente todos os benefícios que elas podem gerar.

Seja para aumentar a geração de leads ou mesmo para aumentar a conversão em sua página de vendas, elas são indispensáveis para qualquer negócio.