Empreender é o sonho de muitos brasileiros e as microfranquias, negócios que permitem um investimento inicial menor quando comparados às franquias tradicionais, são uma alternativa para quem pretende entrar no mercado com no máximo R$ 80 mil. Em 2015, o setor teve boa representatividade e o faturamento alcançou R$127 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Para começar qualquer negócio, planejamento e organização são necessários.

Buscar ajuda em setores especializados é essencial para evitar surpresas desagradáveis. O analista do Sebrae Vítor Abreu aponta as vantagens de investir nas microfranquias. “Por serem de menor porte/complexidade, acabam tornando-se mais práticas e acessíveis para quem nunca atuou com um negócio e deseja iniciar a vida empresarial. O “baixo” investimento, se comparado com franquias maiores, também torna o negócio mais acessível, permitindo a entrada de pessoas com menor capacidade de investimento”, ressalta o consultor.

AcquaZero

Observar as tendências do mercado para investir em um negócio próprio foi a escolha feita por Marcos Mendes, sócio-fundador da AcquaZero. Criada em 2009 e passando a trabalhar com franqueados em todo o território nacional desde 2010, a empresa é uma rede especializada em limpeza ecológica e estética automotiva, somando qualidade à sustentabilidade em suas diversas modalidades de franquias e com as suas mais de 230 unidades. “Atualmente trabalhamos com diversos modelos diferentes de negócios: licenciamento básico, licenciamento plus, licenciamento express, franquia delivery, franquia partnership, franquia standard, franquia prime e franquia gold. O valor do investimento é a partir de R$ 4.800, podendo variar até R$ 150 mil, de acordo com a modalidade escolhida”, explica Marcos, que divide sociedade com Evandro Oliveira.

Docecleta

As ramificações no setor das microfranquias são muitas e o setor alimentício não fica de fora. Criada em setembro de 2014, Docecleta, food bike especializada em brownie, teve início com os sócios Mariana Paashaus e Marcelo Moura à frente de uma browneria ambulante. “Nós já produzíamos os brownies em casa e procuramos uma maneira diferente de chamar atenção para o produto com a bike retrô”, conta Mariana.

Com a demanda crescente, além de alugarem um espaço para administrar e produzir melhor os brownies, o casal passou a trabalhar com franquias desde setembro de 2015. Hoje quatro franqueados fazem parte da equipe, levando além dos já conhecidos brownies, derivados do produto como sorvete com pedaços do doce, casquinhas e a farinha colocada em cima do brownie.

“O processo antes era feito todo por nós, tais como a administração, a produção e a venda. Com as franquias, passou a ser possível focar ainda mais na qualidade do produto e administrar a venda com os nossos franqueados”, informa Mariana.

franquias-artsweb

Como se preparar para abrir uma microfranquia

  • Fazer uma reflexão sobre um segmento/atividade com o qual o empresário se identifique.
  • Conhecer negócios semelhantes para ter uma ideia inicial da empresa (operacionalização, atendimento, estrutura etc).
  • Conversar com redes de franquias para conhecer os modelos e o formato de relação adotado, além da previsão de desempenho do negócio (mercadológico e financeiro) e dos diferenciais da rede.
  • Entrevistar franqueados, comparando informações repassadas pela franqueadora e informações vivenciadas pelos empresários, bem como aprofundando o conhecimento sobre o negócio, a rentabilidade e a operação.
  • Analisar as informações, comparar e tomar a decisão.

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