O YouTube estaria se preparando para se tornar uma rede social mais completa, similar ao Facebook, Snapchat e Twitter, dando ao usuário da plataforma a possibilidade de postar fotos, textos e enquetes. A informação, que ainda não foi confirmada pelo Google, foi veiculada pelo Venture Beat. O site afirma que a nova plataforma do YouTube, que deve ganhar o nome de Backstage (bastidores), será liberada ainda em 2016 para os usuários.

A princípio, o Backstage estará disponível para as pessoas mais relevantes do site de vídeos do Google e, de forma limitada. Aos poucos, irá ganhar recursos e usuários. A plataforma trará funções comuns de uma timeline de rede social para dentro da nuvem de vídeos do YouTube.

Segundo o site, o Backstage fará parte do YouTube como uma aba independente e os posts serão exibidos em ordem cronológica reversa — ou seja, os últimos são expostos primeiro, como acontece no Twitter, por exemplo. Assinantes de um canal vão receber atualizações sobre posts via notificações, nas versões desktop e para celular do site.

Caso a chegada do Backstage se confirme, o YouTube poderá significar mais um movimento decisivo do Google em relação ao fim do Google+, rede social criada com o objetivo de concorrer com o Facebook— e que não obteve muito sucesso, ficando à sombra do finado Orkut.

Ainda de acordo com o Venture Beat, os novos recursos não são uma estratégia para tornar o YouTube uma alternativa para substituir outras redes. A mudança é uma tentativa de criar espaços de interação diferentes entre os usuários do site de vídeos.

Entre as novas formas de interação, o Backstage dará suporte a textos curtos que vão permitir o engajamento da audiência de um canal de forma mais direta com o autor — os youtubers. Nos comentários será possível postar vídeos exclusivos, que podem existir de forma separada das produções oferecidas no canal convencional que conhecemos hoje.

via